Advogado gestor: confira dicas para desenvolver esse perfil

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon
José Pedro Said Júnior

Muitos advogados acreditam que investir em conhecimento técnico e especializado é suficiente para garantir o sucesso. Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, especialista com cerca de 30 anos de experiência, mais do que um currículo extenso e uma especialização, o advogado que deseja prosperar com seu escritório deve desenvolver o perfil de advogado gestor. 

Infelizmente, muitos profissionais possuem dificuldade de administrar seus escritórios, o que acaba por prejudicar processos internos, sobrecarregando funcionários e atrasando resultados de crescimento e lucratividade. É nesse aspecto que o perfil de advogado gestor se enquadra. Mas, para alcançar essa posição, é preciso desenvolver algumas habilidades e competências específicas.

Confira, a seguir, quais são as principais habilidades e competências que se deve desenvolver para se transformar em um advogado gestor:

Conhecer o mercado e acompanhar suas tendências

Para gerir um escritório de maneira profissional e com foco nos resultados, é fundamental ampliar sua pesquisa de mercado. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior considera o advogado gestor como aquele que conhece o mercado e sabe identificar oportunidades de crescimento por meio de suas análises. 

Ao desenvolver uma ampla visão do setor de Direito, é possível elaborar estratégias competitivas que destaquem o seu escritório, acompanhar as tendẽncias e inovações da área e, até mesmo, usar momentos de adversidade a favor dos negócios. Além disso, é por meio do estudo de mercado que se pode analisar a concorrência, compreender o perfil dos clientes e compreender as demandas da área.

Investir em conhecimento de gestão e marketing

A maioria dos advogados não possui conhecimento administrativo para gerir um escritório com sucesso. Por isso, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior compreende a importância do advogado gestor investir em treinamentos (cursos, palestras e livros) de gestão e marketing, bem contar com ferramentas, como softwares jurídicos que gerenciem o financeiro, o marketing e os clientes para auxiliar na execução dessas tarefas que são inerentes a todo o escritório.

Desenvolver as habilidades comportamentais desse perfil

Para alcançar esse perfil, é fundamental dedicar tempo ao aprendizado. Além das habilidades citadas anteriormente, é fundamental que o profissional se preocupe em desenvolver as características comportamentais. De acordo com o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, aspectos como estabilidade emocional, automotivação, comunicação e relacionamentos interpessoais, liderança, criatividade e inovação são pontos que definem o advogado gestor.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *