Como treinar durante o período menstrual da maneira certa

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

Uma velha crença que impacta e muito o dia a dia das mulheres que estão em busca de uma vida mais saudável é a de que você não pode treinar durante o período menstrual. Essa ideia surgiu há alguns anos, quando acreditava-se que a menstruação deixava a mulher mais frágil e que os exercícios poderiam aumentar as cólicas.

Diferente do que se imagina, treinar nesse período não somente garante que você mantenha o foco em uma vida mais saudável, mas também auxilia no alívio de dores musculares e cólicas abdominais.

Isso porque, durante a musculação, nosso corpo produz hormônios que têm efeito analgésico, além de ser uma ótima forma de regular a menstruação e reduzir o estresse comum nessa fase.

Para que você entenda mais sobre o assunto e possa aproveitar todos os benefícios de praticar atividades físicas no período menstrual, separamos um post completo sobre o assunto. Confira!

Posso treinar durante o período menstrual?
Sim, toda mulher pode treinar durante o período menstrual, e não há nenhum impedimento para atividades físicas neste período. O que pode acontecer é que, durante essa fase, a mulher sinta-se mais cansada e com menos energia, mas alguns suplementos podem ajudar nessa fase.

Um ótimo exemplo de suplemento que ajuda a estimular a energia e aumentar a performance especialmente durante a menstruação é a creatina, desde que ingerida regularmente. No geral, ela irá atuar para que o treino tenha um rendimento melhor e para que a mulher não sofra com nenhum impacto negativo dos hormônios menstruais durante as atividades.

Algumas pesquisas ainda sugerem que o rendimento feminino tende a cair durante o período pré-menstrual, e normalizar nos primeiros dias de fluxo. Ou seja, é mais fácil conseguir treinar menstruada do que durante a TPM.

No entanto, vale lembrar que cada mulher é única e pode sentir os efeitos da menstruação de forma diferente. Pensando nisso, nossa dica é conhecer seu organismo e sempre reduzir o ritmo caso veja necessidade.

Outra dica é usar roupas leves e confortáveis, e ter sempre um absorvente extra na bolsa para fazer a troca sempre que necessário. Lembre-se de que neste período é mais natural a proliferação de fungos na região íntima, então evite ficar com roupa de academia por muito tempo depois que finalizar seu treino.

Como treinar durante o período menstrual?
O treino durante o período menstrual pode ser o mesmo treino do seu dia a dia, e não há necessidade de fazer treinos mais leves por questões de saúde. Caso você não se sinta confortável por falta de energia, pode optar por treinos mais leves como os treinos aeróbicos.

Como mencionado antes, os treinos também podem ajudar a aliviar as cólicas e desconfortos menstruais, e em alguns casos, ainda equilibram as emoções e sensação de desânimo.

É por esse motivo que muitos profissionais indicam que as mulheres façam atividades físicas durante o período menstrual, nem que sejam atividades leves e com menos carga.

Durante os primeiros dias de menstruação, normalmente do primeiro ao quinto dia de fluxo, sua progesterona e estrogênio ficam mais baixos. Atrelado à perda de sangue, isso faz com que você se sinta mais cansada. Além de suplementos como a creatina, busque manter uma alimentação saudável rica em ferro para evitar perdas do mineral.

Alguns exercícios mais indicados para esse período são:

Alongamento e ioga
Por mais que você esteja acostumada a treinar pesado, durante a menstruação seu corpo pode não se sentir à vontade com a musculação. Para evitar ficar parada nos primeiros dias de fluxo, procure exercícios de baixa intensidade que promovem a sensação de bem-estar e ainda garantem uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas.

O alongamento e a ioga são ótimas opções para liberar estresse e tensão natural durante o período menstrual, podendo te deixar relaxada e pronta para uma atividade mais intensa no outro dia.

Caminhadas e treino aeróbico
Você também pode optar por uma caminhada de 30 a 40 minutos nos primeiros dias de menstruação. Assim, você aumenta o gasto calórico, pratica atividade física e ainda consegue se beneficiar de todos os hormônios liberados durante o exercício.

Andar de bicicleta também pode ser uma ótima forma de se exercitar nessa fase, porém, para algumas mulheres pode causar um pouco de desconforto devido ao absorvente. Escolha sempre a opção que te deixe mais confortável.

Musculação menos intensa
Você ainda pode manter seus treinos de musculação caso queira. Porém, ao notar que sua energia está mais baixa que o normal, coloque menos carga nos aparelhos, ou faça menos repetições durante os exercícios.

Mantenha a mesma carga e intensidade apenas se você se sentir confortável com isso, já que forçar-se demais pode até mesmo contribuir para lesões e acidentes.

Dicas para treinar durante o período menstrual sem desconforto
Além de fazer uma boa suplementação durante esse período, mantenha sempre uma alimentação limpa, natural e saudável. Quanto menos industrializados você ingerir, menor será a sua queda de energia e menos desconfortos você vai sentir nessa fase.

Outra dica é optar por absorventes que não causem desconforto e nem receio de vazamentos. Com isso, você fica livre para treinar sem preocupação, rendendo muito mais durante as atividades.

Uma dica é usar o coletor menstrual, que permite que você realize exercícios de alto impacto sem riscos de vazamento, além de ser mais higiênico e com menos riscos de infecções.

Algumas mulheres também optam por calcinhas absorventes, fabricadas com tecidos que absorvem a menstruação sem necessidade do uso de absorventes descartáveis. Esta também é uma opção mais confortável que não limita os exercícios que podem ser feitos nesse período.

Viu como é possível treinar durante o período menstrual? Lembre-se apenas de respeitar seu corpo e diminuir o impacto do treino caso note uma queda natural de energia nesta etapa. Além disso, fale com seu personal trainer a respeito de suplementos que possam lhe auxiliar a aumentar o rendimento do treino e melhorar sua energia nessa fase.

Femini Whey 900G – Max Titanium (900G) ORIGINAL
As proteínas do soro do leite possuem alto valor nutricional, com altas quantidades de aminoácidos essenciais e de peptídeos bioativos.

Essa importante matéria-prima é o principal componente do FEMINI WHEY, que também contém a proteína isolada da soja, importante por ter em sua composição boas quantidades de BCAA, ácido glutâmico e arginina.

O FEMINI WHEY conta ainda com colágeno hidrolisado e um complexo de vitaminas e minerais, sendo direcionado ao público feminino.

  • Fonte de vitaminas e minerais
  • 27g de proteína por porção
  • 6g de BCAA por poção
  • Colágeno hidrolisado

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *