Gestão de custos: o que é e qual a importância?

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

A gestão de custos é uma estratégia fundamental para a manutenção da saúde financeira de uma empresa. O especialista financeiro Marcio Alaor de Araújo esclarece que ela é uma tarefa que todo gestor deve realizar para estar atento e administrar os gastos, bem como manter uma boa lucratividade empresarial. Mas, afinal, o que é gestão de custos?

O empresário Marcio Alaor de Araújo explica que a gestão de custos é uma ferramenta usada para gerir todos os investimentos , gastos e saídas de uma empresa. Ou seja, trata-se de um controle de despesas fixas e variáveis de um negócio para garantir a organização de realização das atividades e da produção.

Além de auxiliar no direcionamento dos objetivos da empresa, ou seja, no planejamento dos rumos empresariais, ela também tem como objetivo definir a precificação final de seus produtos ou serviços, visto que acompanha todos os gastos e investimentos realizados para a execução da empresa. 

Márcio Alaor de Araújo reforça ainda que, é através da gestão de custos, que a empresa consegue administrar seu desenvolvimento e otimizar seus processos e serviços com intuito de reduzir gastos e obter lucro. O especialista financeiro ressalta que é somente através dela que se pode administrar o desempenho e rendimento da companhia.

A gestão de custos é primordial para compreensão da situação micro e macro econômica da empresa. Além de auxiliar na definição das margens de lucro, o que impacta diretamente nos resultados financeiros, bem como na divisão dos destinos financeiros da empresa para investimentos e despesas. Marcio Alaor de Araújo reforça que a gestão de custos é uma ferramenta indisṕensável para manter a saúde financeira do negócio e estabilidade para traçar o caminho do sucesso e alcance dos objetivos. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *