O guia da meditação pro bem-estar mental

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

Já parou pra pensar como o tédio, irritação e ansiedade, aumentaram com a chegada da pandemia? E diferente dela, que já está indo embora, essas emoções ficaram e ainda prejudicam o bem-estar. Na procura de soluções pra acalmar a mente, uma das grandes estratégias é a meditação.

Vinda da Índia e com origem antiga, a meditação tem como objetivo acalmar os pensamentos. É uma atividade em particular que procura alcançar um estado de clareza mental e emocional. A meditação é um momento que irá auxiliar a pessoa a pensar e organizar com maior clareza suas ideias.

A busca do silêncio
A meditação, por meio do silêncio, pode ajudar em vários aspectos da vida, é o caminho pra conectar o ser e o estar. O esvaziamento dos pensamentos torna possível olhar de dentro pra fora, uma maneira de enxergar por um novo contexto. Além disso, existem outros benefícios pra quem pratica meditação.

  1. Aumenta o poder de concentração
    A prática todo dia pode aumentar a concentração, além do mais, os mais aptos conseguem dar respostas rápidas por estarem mais concentrados na atividade realizada no momento. Foco total no presente.
  2. Acalma a mente
    Já leu um livro e do nada chegaram uns pensamentos aleatórios? Pois é, esse é o momento pra parar, respirar e meditar. Apenas pare por uns minutos e concentre-se na sua respiração.
  3. Diminui o estresse
    Se ficou estressado, é porque tem algum desequilíbrio aí dentro. Respire, tire um tempo e aceite que há momentos pra tudo. Fazer o que deve ser feito, sem dispersões ou atropelos.
  4. Auxilia no alívio da dor física e mental
    Estamos sempre à beira de receber uma sobrecarga, não tem corpo e mente que aguente, né? Tenha um pouco mais de foco e a meditação pode ser uma grande aliada.
  5. Melhora a memória
    A meditação traz melhoria em regiões do cérebro que envolvem a memória, o estresse, a aprendizagem e as emoções. Ela pode favorecer condições apropriadas para multiplicação dos neurônios, responsáveis por nossa memória.

O mundo digital pode ajudar a meditar?
Opa, claro que sim. A verdade é que recursos não faltam pra cuidar do bem-estar emocional na tela do seu celular. Confira alguns aplicativos que ajudam a meditar, a praticar yoga e a adotar bons hábitos.

  1. Calm
    Este é um famoso aplicativo de meditação e sono. Disponível para iOS e Android, oferece meditações guiadas, histórias para dormir, rotinas de respiração e música de relaxamento recomendadas por profissionais de psicologia, terapeutas e profissionais de saúde mental.
  2. Happify
    O Happify ajuda a lidar com o estresse, pensamentos negativos e construir resiliência por meio de jogos e atividades. Eles são baseados em psicologia positiva, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental.
  3. Headspace
    Oferece uma gama de exercícios de respiração e meditação para gerenciar o estresse e relaxar ao longo do dia, como cuidar da saúde mental, melhorar a produtividade e melhorar o desempenho da atividade física.

Meditação como promoção do bem-estar mental
Uma das estratégias é ter um desses aplicativos em mãos e lembrar diariamente a importância de praticar seu momento de meditação.

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