Segundo Fernando Siqueira Carvalho, o “14 bis” foi uma invenção arrojada de Santos Dumont, ele nem imaginaria o avanço que suas invenções tiveram. O inventor surpreendeu a todos quando sobrevoou 220 metros em Bagatelle, na França, recebendo um prêmio mais tarde por este feito. Admirador nato, Fernando Siqueira Carvalho considera Dumont um dos maiores gênios brasileiros: “pioneirismo espetacular”.
Dimitri Sensaud de Lavaud, engenheiro e aviador, foi responsável por realizar o primeiro voo da America Latina, comenta Fernando Siqueira Carvalho. Evento este, que ocorreu no Brasil, em Osasco, SP, no ano de 1910. A partir daí, a aviação no país tomava outros rumos. O aeroplano foi intitulado por ele como “São Paulo” e percorreu uma distância de 105 metros em 6 segundos, a uma altura de 3 a 4 metros do chão. Na época, houve um grande salto em relação aos estudos acerca da aviação.
O mercado aeronáutico sofreu uma queda brusca por conta da pandemia do coronavírus, porém, os percentuais amenizam pouco a pouco. O mundo literalmente parou, voos internacionais e domésticos foram suspensos. As expectativas no momento estão baixas, mas espero que tudo fique bem, declara Fernando Siqueira Carvalho.
As companhias aéreas estão cada vez mais engajadas em oferecer um serviço de excelência aos seus passageiros. Voos luxuosos são disponibilizados a quem deseja. Repleto de elegância e glamour, os voos contam com champanhe, assentos confortáveis, banheiros impecáveis e até um serviço de bar ofertando drinks e coquetéis aos viajantes.
Os voos proporcionaram uma nova dinâmica global, se pensarmos que antes para viajar de um país a outro era necessário semanas e até meses para concluir o trajeto e que hoje em horas podemos chegar ao nosso destino, “é um avanço extraordinário”, relata Fernando Siqueira Carvalho.
O mundo está cada vez mais tecnológico e a tendência é as empresas acompanharem esse desenvolvimento. O avanço da tecnologia na área da aviação é visível. Sistemas de GPS, pouco a pouco, tomam quase que o total espaço da mão humana na pilotagem do avião (sem desconsiderar a importância de um comandante da aeronave, é claro). Estudos envolvendo aerodinâmica fazem das máquinas verdadeiras invenções extraordinárias.