Você certamente já ouviu falar que os princípios éticos devem estar integrados à gestão de negócios, correto? O empresário Mailon de Lara Vaz entende que quando falamos da ética inserida na gestão de negócios, estamos nos referindo na ética empresarial, isto é, na aplicação de princípios éticos para o funcionamento de um negócio/empresa e também para lidar com clientes e concorrentes. Sendo assim, se deseja compreender como esses princípios devem ser aplicados para gerir um negócio, leia o artigo até o final!
O que é ética?
Muitos não conseguem definir o conceito de ética e acabam confundindo com a definição de moral. Para o CEO do Grupo 1One, a ética no senso comum é vista como o respeito às normas e legislações previstas para manter o bem-estar social. Todavia, a ética deve ser compreendida como algo mais complexo que diz respeito à responsabilidade e consciências dos indivíduos quanto às suas ações serem positivas ou não.
Ética empresarial
Já quando nos referimos à ética empresarial, esse conceito está diretamente relacionado com a aplicação de valores morais e éticos em uma empresa. Logo, assim como explica Mailon de Lara Vaz, trata-se de um valor da organização e deve ser aplicada para estabelecer um bom relacionamento interpessoal e fazer com que a empresa em si seja vista pela coletividade de forma positiva, uma vez que anda em conformidade com os valores sociais.
Além disso, vale lembrar que a ética empresarial segue princípios básicos específicos que devem ser repassados a toda a equipe para uma melhor gestão. Dentre alguns princípios, o empresário destaca: confiabilidade, respeito e responsabilidade, sendo que para toda organização há um Código de Conduta Ética a ser seguido nas empresas.
Como aplicar princípios éticos na gestão de negócios?
Como vimos, a ética corporativa diz muito sobre a aplicação desses valores morais e éticos dentro do local de trabalho. Para isso, como entende Mailon de Lara Vaz, é importante estabelecer um bom direcionamento aos funcionários de modo que todos da equipe tenham plena consciência das regras e normas estabelecidas, não só internamente, mas externamente.
Mas você tinha ideia de que a aplicação de princípios éticos para a gestão de negócios diz muito sobre a rentabilidade dessa organização? Na visão de Mailon de Lara Vaz, estar em consonância com esses valores faz com que a empresa alavanque a sua reputação e assim mostre seu papel social. Por isso, é de extrema importância que as mesmas prezem pela ética empresarial.
Outro ponto a ser mencionado é o fato de que as empresas devem ser vistas como uma grande oportunidade de investimento quando são éticas. Caso você não saiba, essa área de investimento socialmente responsável e ético vem crescendo muito, ainda mais quando o olhar é direcionado para questões ambientais também, visto que a preocupação com o ambiente vem se tornando mais habitual. Logo, pensar na aplicação desses princípios possui um impacto muito positivo na gestão dos negócios.