Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

As frutas energéticas estão no grupo de alimentos responsáveis por nos garantir a quantidade necessária de energia para enfrentar o dia a dia. Ter disposição, vencer o cansaço e estar preparado para os desafios da rotina fica muito mais fácil quando nos atentamos à nossa alimentação.

Incluir frutas energéticas no café da manhã pode fazer toda a diferença. Por ser a primeira refeição após um longo período de jejum, é preciso que os alimentos consumidos possam fornecer a quantidade de energia necessária e, ao mesmo tempo, sejam repletos de nutrientes.

Levando isso em consideração, nada melhor do que começar o dia com o consumo de frutas. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, por exemplo.), diferentes fibras alimentares e compostos protetores que ajudam a regular o organismo.

Além disso, incluir porções de fruta no café da manha é uma excelente forma de conseguir ingerir a quantidade recomendada desse tipo de alimento estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.
Mudar esse cenário é fundamental. Você pode começar incluindo as frutas energéticas na primeira refeição do dia de sua família. Conheça abaixo 5 excelentes opções para começar seu dia com mais energia e muito mais saúde.

Abacate

O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas da fruta possuem 96 calorias, sendo uma ótima fonte de energia.

O abacate também faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento. Mas não se preocupe, mais da metade (51%) desse total são gorduras monoinsaturadas e aproximadamente 17% poli-insaturadas. Ou seja, gorduras benéficas e essenciais para a saúde em geral e em especial para o coração.

Manga

Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. De acordo com a Taco, a fruta não apenas contém 72 calorias a cada 100 gramas, como também é uma excelente fonte de vitamina C e boa fonte vitamina A.

Muito versátil, a manga pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e vitaminas. Para fazer uma boa vitamina, primeiramente corte a fruta em pedaços médios. Logo em seguida, bata no liquidificador com leite.

Banana

A banana tem fama de energética até entre os atletas. A banana prata, por exemplo, é muito consumida por causa da quantidade de carboidrato (cerca 25 gramas do nutriente a cada 100 gramas da fruta). A banana ainda apresenta magnésio e potássio. Tem vitaminas do complexo B e cálcio, que participam da contração muscular.

Ótima opção para o pré ou o pós-treino.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *