Você já ouviu falar em employee voice? O empresário Marco Antonio Carbonari vai explicar o que é e como integrá-lo na sua empresa. Traduzido em português para “voz dos colaboradores”, o conceito representa a comunicação entre colaboradores e líderes no que diz respeito às decisões da empresa. Vamos ver algumas estratégias de implementação. Confira:
Melhorar a comunicação
Uma comunicação eficiente é a chave do sucesso de todas as relações. É aconselhável que haja sempre uma transparência entre os colaboradores e um espaço repleto de liberdade para abordar diálogos construtivos e reflexivos. Favoreça uma cultura de feedbacks dentro da sua equipe, também deixe com que as informações internas fluam com transparência.
Escuta ativa
Comunicação também é sobre ouvir, explica Marco Antonio Carbonari. Segundo especialistas, o profissional que se sente ouvido e acolhido pela organização da qual faz parte, garante um rendimento e participação quase 5 vezes maior. Uma das melhores maneiras de implementar o employee voice é fazer com que os funcionários sejam ouvidos e sintam-se acolhidos.
Repense os estilos de liderança
Existem vários tipos de liderança que irão variar de acordo com as políticas e os objetivos da empresa. Busque pela liderança adequada levando em consideração suas tarefas e sua equipe. O importante é que todos estejam confortáveis no ambiente de trabalho e que a empresa consiga usufruir da boa liderança para atingir seus objetivos. Lembre-se que liderança deve ser participativa e flexível.
Flexibilização da hierarquia
Quando falamos em uma liderança com tendências democráticas, é necessário incluir os funcionários na resolução de problemas da equipe e na tomada de decisão, comenta Marco Antonio Carbonari. Na employee voice os problemas devem ser solucionados de baixo para cima. Os colaboradores devem ser convidados a participar das soluções de problemas incluindo ideias, sugestões, projetos e várias outras coisas.
Motivação e engajamento
Atitudes como essa, de incluir os colaboradores nas decisões da empresa, são ações de engajamento que farão com que as pessoas se sintam mais motivadas, explica Marco Antonio Carbonari. A melhor maneira de aprimorar o desempenho dos funcionários com o employee voice é fazer com que eles sejam ouvidos e sintam-se acolhidos.