Saiba como fazer um bom plano de ação

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

Para o especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, é fundamental que uma empresa tenha ou procure estabelecer um plano de ação para garantir o cumprimento das metas do negócio através da realização dos projetos, bem como para alcançar melhores resultados. Mas, afinal, para introduzir o plano de ação na empresa é essencial ter entendimento do que ele é e como fazer. 

O empresário Marcio Alaor de Araújo esclarece que um plano de ação consiste numa estratégia voltada para organizar os projetos da empresa, visando atingir metas e objetivos estabelecidos, dividir os colaboradores para realização das tarefas, bem como acompanhar a desenvoltura dessas atividades e dos resultados obtidos. 

Logo, elaborar um plano de ação é primordial para planejar e garantir um melhor engajamento da equipe para seguir com foco nos objetivos e resultados da empresa. Com isso, o especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, estabelece alguns passos primordiais para criar e executar um plano de ação nos negócios:

  1. Saiba quais são os rumos da empresa

Um passo inicial para definir um plano de ação, segundo Marcio Alaor de Araújo, é saber quais são os rumos da empresa e como sua equipe e as atividades realizadas contribuem para alcançarem os objetivos da empresa. Assim, todos saberão como as atividades do dia a dia auxiliam nas conquistas da empresa.

  1. Estabeleça metas alcançáveis 

O próximo passo, ao se ter visão dos objetivos da empresa, é estabelecer metas de alcance para a equipe. Nesse ponto, deve-se ter muita atenção,  Marcio Alaor de Araújo explica que é o momento em que se estabelecerá o objetivo principal, que é o que fundamenta o plano de ação. 

  1. Elabore e distribua as tarefas

Após a definição das metas, é essencial que o líder junto a equipe liste as tarefas que deverão realizar cotidianamente para atingir as metas. O empresário Marcio Alaor de Araújo explica que, depois disso, deve-se distribuir as atividades para cada um dos colaboradores, eles serão responsáveis pela realização dessas tarefas. 

  1. Determine prazos para as entregas

Esse tópico está atrelado ao anterior. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, reforça que, apenas estabelecer as tarefas não basta para a garantia de resultados. É essencial que o líder estabeleça prazos para as entregas das atividades distribuídas, bem como monitorar as entregas. Desse modo também, os colaboradores conseguem se organizar nas realizações de acordo com os períodos estabelecidos. 

  1. Crie um plano de ação visual

Após o estabelecimento dos tópicos anteriores, o próximo passo é criar um plano de ação visual para que toda a equipe possa acompanhar as partes do plano de ação: objetivos da empresa, metas da equipe, tarefas distribuídas e prazos. Marcio Alaor de Araújo ressalta que, o plano de ação visual, permite que a equipe sinta-se engajada e parte do projeto, bem como serve para visualizar os fluxos e possíveis necessidades de mudanças. 

  1. Acompanhe o plano de ação

Por fim, é primordial que o líder tenha em mente a necessidade de acompanhar os fluxos do plano de ação. Apenas estabelecer esse processo não traz resultados se não houverem acompanhamentos constantes do que foi estabelecido. O empresário Marcio Alaor de Araújo reforça que o plano de ação é um guia de metas da equipe que precisa ser consultado para ocasionar resultados. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *