Saiba o que é e como é feito o exame de Retossigmoidoscopia

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a retossigmoidoscopia é um exame realizado para visualizar as possíveis alterações, doenças e problemas que afetam o final do intestino grosso.

Por mais que seja semelhante a colonoscopia, esse exame se diferencia por permitir que seja visualizado apenas o cólon e o reto. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que, para a realização, um tubo com câmera capaz de identificar lesões é inserido através do anús e não é necessário sedação e lavagem intestinal, como a colonoscopia.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que a retossigmoidoscopia permite que o médico avalie a mucosa do final do intestino, podendo ser indicada para verificar a presença de tumor, rastrear o câncer, identificar colite fulminante e demais alterações, assim como, também, avaliar a origem de sangramentos incomuns.

Durante a realização deste exame, o urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela ser possível, ainda, realizar biópsias para complementar o diagnóstico final.

O exame dura cerca de 10 a 15 minutos apenas e não necessita de internação ou qualquer preparação prévia. No entanto, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes recomenda, no dia do exame, alimentar-se apenas com alimentos leves e realizar uma limpeza no intestino para facilitar a visualização do exame. Por mais que seja desconfortável, não é um exame doloroso, permitindo que o paciente retorne às suas atividades no mesmo dia.

Por fim, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o exame pode ser feito tanto no ambulatório, quanto no hospital.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *