Títulos do Tesouro Direto: entenda sobre esse grupo de investimentos

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon
Gabriel Cepeda Gonçalves

Você já se deparou com o termo “títulos do Tesouro Direto” e perguntou sobre o que ele significava? Conforme pontua o diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, esses são investimentos bastante conhecidos no mercado. Isso porque, sendo títulos emitidos pelo governo, é possível que o público escolha entre diferentes opções, com baixos valores de aplicação. Quer saber mais sobre essas modalidades? Então, confira este artigo: 

Começar a investir é uma etapa importante para alcançar finanças mais saudáveis. Além de contribuir para os rendimentos, essa é uma oportunidade de acumular os recursos necessários para conquistar sonhos e objetivos como a compra de um imóvel, uma reserva de emergência adequada ou um novo carro. Nesse sentido, uma das opções de investimentos que pode ser considerada são os títulos do Tesouro Direto. 

Mas o que é o Tesouro Direto? 

Caso nunca tenha ouvido falar, saiba que o Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional — entidade responsável por administrar as dívidas públicas. Seu principal objetivo é o de aumentar o acesso de pessoas físicas à compra de papéis do governo pela internet, trazendo maior praticidade para o público. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, isso proporciona mais facilidade para os investidores. 

Na prática, ao adquirir um título emitido pelo Tesouro Direto, uma pessoa estará emprestando dinheiro ao governo federal, resgatando-o no futuro, com o acréscimo dos rendimentos. Além da praticidade — já que é possível comprar os papéis pela internet —, essa modalidade também traz a possibilidade de investir em opções com valores mínimos de aplicação a partir de R$ 30,00. Interessante, não?

Quais são os tipos de títulos? 

Nesse contexto, saiba que existem alguns tipos de títulos disponibilizados no Tesouro Direto. De modo geral, eles são divididos em prefixados — os quais trazem o conhecimento exato do rendimento —, pós-fixados — que são associados a algum indexador — e híbridos, que reúne tanto as taxas fixas, quanto a remuneração atrelada a um indicador. O empresário, Gabriel Cepeda Gonçalves, entende que é importante conhecer mais sobre essas opções antes de investir. 

Como investir no Tesouro Direto?

Caso você tenha se interessado no Tesouro Direto, saiba que para investir nessa modalidade é necessário abrir uma conta em uma corretora, que será uma espécie de “mediadora” entre os investidores e o investimento. Após isso, é preciso solicitar à instituição o seu cadastro no sistema do Tesouro. Com essa etapa realizada, basta acessar a plataforma, escolher o título e aplicar o valor desejado. 

Quais os benefícios de investir nos títulos do Tesouro Direto?

Agora que você conheceu mais sobre os títulos do Tesouro Direto, resta a seguinte questão: quais são os benefícios de investir nessas opções? Desse modo, saiba que um dos grandes pontos positivos é a segurança, já que essa modalidade pertence à renda fixa. Além disso, as diferentes possibilidades disponíveis também são uma vantagem para atender objetivos específicos de cada pessoa. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, isso pode ser de grande ajuda. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *