Higiene na academia: como se proteger de doenças?

Ernesto Matalon
Por Ernesto Matalon

Importância da Higiene

Manter a higiene na academia é essencial para prevenir a transmissão de doenças. Equipamentos de ginástica podem ser terrenos férteis para bactérias, vírus e fungos, que podem causar infecções de pele, respiratórias e gastrointestinais.

Principais Doenças

Entre as doenças que podem ser contraídas nas academias estão gastroenterites, conjuntivite, foliculites, escabiose, impetigo, pediculose, hepatite A, Covid-19, gripe e micoses. Essas infecções podem ser transmitidas por superfícies contaminadas.

Sobrevivência dos Microrganismos

A sobrevivência dos microrganismos nos aparelhos acadêmicos varia de algumas horas a alguns dias, dependendo da superfície. Por exemplo, o coronavírus pode sobreviver até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, enquanto o rinovírus, causador do resfriamento comum, pode sobreviver em superfícies duras por até sete dias.

Suor e Transmissão de Doenças

O suor, por si só, não transmite doenças, pois não possui células vivas para a multiplicação de microrganismos. No entanto, a umidade do suor pode favorecer o desenvolvimento de fungos, que podem causar infecções.

Mitos sobre ISTs

É um mito que infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem ser contraídas na academia. Essas infecções são transmitidas por contato sexual para serem transmitidas. Portanto, não há risco de pegar um IST ao usar equipamentos de ginástica.

Dicas de Higiene

Para manter a higiene na academia, utilize álcool ou desinfetante em spray antes e após usar os aparelhos. Lave as mãos ou use álcool em gel antes e depois do treino, evite o rosto durante o exercício e não compartilhe garrafas de água ou outras louças pessoais.

Cuidados com Equipamentos Pessoais

Lave as roupas de academia e toalhas após o uso e leve seu próprio tapete para aulas de ioga ou pilates. Mantenha bolsas, fones de ouvido e garrafas de água higienizados após o treino para evitar contaminações.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *